Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e disponível em Ambiente de Homologação no estado de Goiás

Postado por Márley Nolêto

Postado em 07/03/2015 08:00:00


A Secretaria da Fazenda de Goiás informou no dia 03/07 que já está liberado o Ambiente de Homologação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Modelo 65, para que os contribuintes interessados possam realizar testes.

Apesar de a nota fiscal eletrônica ao consumidor já estar disponível em vários outros estados desde 2013, chega ao estado de Goiás com muita expectativa. Este tipo de nota irá substituir o cupom fiscal impresso através de uma impressora fiscal, que além de possuir memória fiscal limitada e precisar ser substituída quando esta memória enche, exige um processo burocrático nos casos de troca e de instalação, além de requerer que os softwares passem por um processo de homologação muitas das vezes caro o que encarece o custo para o empreendedor varejista.

A nota fiscal eletrônica ao consumidor também traz alguns outros benefícios como por exemplo a mobilidade para o varejista emitir vender até mesmo através de um aparelho celular com tecnologia 3g ou 4g de qualquer lugar onde o mesmo esteja, além também de permitir economia com bobinas, visto que não é preciso imprimir, pois tem a opção de se enviar o e-mail para o consumidor que pode receber em seu celular ou computador o documento fiscal e validá-lo no site da secretaria da fazenda por meio da leitura de um código QR-Code, que é semelhante a um código de barras e pode ser lido através de qualquer aparelho celular com Android, IOS ou Windows Phone 8.1 que possua um aplicativo de leitura deste tipo de código.

Os web services são os mesmos da Nota Fiscal Eletrônica Modelo 55, e encontram-se disponíveis no Portal Nacional de Nota Fiscal Eletrônica (Homologação). Para utilizar o ambiente é necessário que a empresa seja contribuinte do ICMS do Estado de Goiás, possua Certificado digital tipo A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil e esteja devidamente credenciada junto àSefaz/GO para emissão, em homologação, de documento fiscal eletrônico. 

Destacamos que, até o momento, não foi disponibilizado pela Secretaria da Fazenda, EMISSOR GRATUITO para emissão da NFC-e, no entanto o sistema gon de gestão on-line já está preparado para a venda com a emissão com este tipo de documento. Saiba mais em http://www.sistemagon.com.br/erp

voltar