Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Saiba porque você deve adotar o funil de vendas na sua empresa

Postado por Márley Nolêto

Postado em 12/08/2016 08:00:00


Por que você deve adotar o funil de vendas na sua empresa?

Muitas empresas utilizam a técnica do funil de vendas para entender melhor seus clientes, saber como abordá-los de forma mais eficaz e, com isso, obter melhores resultados em vendas. E na sua empresa, o funil de vendas é utilizado? Preparamos o post de hoje para ajudar quem ainda tem dúvidas quanto a essa ferramenta. Boa leitura!

Do que se trata o funil de vendas?

O funil de vendas consiste em mapear todo o processo pelo qual o consumidor passa. Ele é uma representação da jornada do cliente desde o momento em que ele tem seu primeiro contato com uma empresa até o fechamento da compra propriamente dita. Cada processo pelo qual o cliente passa é uma etapa do funil (topo, meio e fundo), e conhecer essas etapas é algo muito útil para melhorar os resultados da sua empresa.

O topo do funil

O início da jornada se dá quando o futuro cliente tem seu primeiro contato com o seu negócio. Seja pela internet (em seu site ou por meio de um cadastro, por exemplo) ou presencialmente, a primeira vez que um consumidor toma conhecimento da sua empresa é crucial para que ele queira passar para as próximas etapas, portanto, causar uma excelente impressão é essencial!

O meio do funil

Depois do primeiro contato, o cliente pode demonstrar um interesse maior por seus produtos e serviços, passando para o meio do funil — ele agora está mais perto do tão desejado momento da compra. Nesse momento, o consumidor avalia qual empresa ele escolherá para suprir a necessidade que possui no momento. Por isso, crie formas de mostrar para ele como os seus produtos podem solucionar os problemas que possui.

O fundo do funil

Depois de avaliar mais de uma opção e se convencer de que precisa daqueles bens ou serviços ofertados para solucionar seu problema, o consumidor selecionará uma empresa para fazer uma compra ou contratar um serviço. Esse momento é o final do processo, que culminará no fechamento (ou não) do negócio. Por isso, mostre que sua empresa pode ter grande utilidade e é a melhor opção para ele — mostre seus diferenciais competitivos. 

Qual a importância dessa divisão?

O funil de vendas é essencial para maximizar o lucro da sua empresa, otimizando o marketing e as vendas ao proporcionar melhores resultados. 

Ele pode ajudar os responsáveis pelo marketing a definir que conteúdos e que canais serão usados para guiar o cliente através do funil, objetivando levá-lo até a última etapa. Essa técnica permite também definir quais são as chamadas (CTAs) corretas para que o cliente evolua na jornada e continue com sua empresa até o momento da compra.

Ao mesmo tempo, o funil permite saber qual o momento certo para fazer uma abordagem focada na venda em si. Uma abordagem feita sem essa preocupação é muito menos eficaz, pois tentará empurrar os produtos para o cliente na hora em que ele ainda não está preparado para a compra. 

E agora, já está pronto para começar a colocar o funil de vendas em prática e ajudar sua empresa a crescer? Então mãos à obra! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber outros conteúdos que ajudarão a melhorar o desempenho do seu negócio!

voltar