Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Qual a importância do planejamento estratégico para a sua empresa?

Postado por MÁRLEY NOLÊTO

Postado em 20/08/2015 18:00:00


O atual cenário econômico de competição empresarial requer que as empresas adotem o planejamento estratégico como ferramenta de melhoria para os processos administrativos. A gestão de negócios com base exclusivamente no instinto já é passado no Brasil.

Dessa forma, é muito importante que sua empresa entenda por que o planejamento estratégico é tão importante para os negócios.

O que é planejamento estratégico

Planejamento estratégico é analisar uma organização sob diversos ângulos. Além disso, o planejamento estratégico produz a definição das relações da empresa com o ambiente interno que ela tem e com o ambiente externo na qual ela está inserida.

Segundo a definição do Sebrae, “O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa”.

Passo a passo: as fases do planejamento estratégico

Elaborar o planejamento estratégico de sua empresa pode parecer complicado. Contudo, montamos esse passo a passo para elucidar as etapas que devem ser percorridas para se chegar a um documento final que traduz as realidades e objetivos da organização.

Em primeiro lugar, deve-se definir a Missão e a Visão, além de estabelecer os princípios e valores que nortearão as atividades da empresa.

Posteriormente, procede-se à Análise SWOT — também conhecida como Matriz FOFA. Nesta etapa, busca-se avaliar os ambientes interno e externo a fim de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem o negócio.

A terceira etapa compreende a formulação dos objetivos organizacionais e a definição das metas que levem ao alcance desses objetivos.

Depois, passa-se para a elaboração das estratégias de curto, médio e longo prazo, com foco no que se espera do futuro.

Então, deve ser feita a compilação do plano, ou seja, a junção dessas diferentes partes em um documento uno.

De posse desse documento, deve-se implementar as ações.

Por fim, ainda é importante o monitoramento desse sistema com o objetivo de adquirir feedback, pois assim será possível atualizar o planejamento para se adequar às mudanças de comportamento de mercado, evitando que o negócio se torne obsoleto.

A importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem destacada importância na administração de empresas porque é uma ferramenta que proporciona eficiência e proteção comercial.

Adentrando nesse tema, percebe-se que as organizações que trabalham com base em um plano estratégico bem elaborado aumentam sua competitividade frente a concorrentes que trabalham pelo instinto. Isso se deve ao fato de que se extrai do planejamento estratégico os parâmetros de implantação de melhorias, fator que contribui para a eficiência organizacional.

Além disso, o alto grau de concorrência de nossas economias globalizadas exige uma diferenciação por parte das empresas. Nesse sentido, a importância do planejamento estratégico está em fornecer uma proteção aos ataques de concorrentes, já que o desuso dessa ferramenta pode levar uma empresa à extinção.

Por fim, a elaboração e manutenção contínua do plano estratégico permite às organizações identificar novas oportunidades de negócio e adequar procedimentos ultrapassados a novas demandas, com base nas respostas mercadológicas.

Conclusão: planejamento estratégico é fundamental

Recapitulando, o plano estratégico é um instrumento que permite às empresas definirem missão, visão, princípios, valores, objetivos e metas, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o que resulta em uma base sólida para a tomada de decisão.

Diante do exposto, é possível perceber a grande importância do planejamento estratégico para a sobrevivência de uma empresa nos competitivos mercados da atualidade, já que desconsiderar essa fase de estudos pode significar desperdiçar recursos.

E se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre a importância do planejamento estratégico nas empresas, escreva um comentário para a gente!

voltar