Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Por que pequenas empresas também devem adotar um sistema de gestão?

Postado por MÁRLEY NOLÊTO

Postado em 13/10/2015 18:00:00


Quando uma pequena empresa surge, ela possui processos internos simples e fáceis de serem controlados manualmente ou por planilhas, exigindo poucos funcionários e menos controles do que as grandes. Para muitos pequenos empresários, o gasto com um software de gestão é algo visto como desnecessário no início, porém, a adoção de um sistema de gestão para pequenas empresas é algo que traz grandes benefícios e prepara para o crescimento.

É preciso analisar a relação entre o custo e o benefício

Muitos sistemas custam caro e os empresários já descartam logo a possibilidade de usá-los, nem considerando os benefícios que podem trazer. Isso pode ser um erro pois, como se trata de um investimento, os benefícios podem acabar pagando o custo inicial e colaborando para a redução de despesas e o aumento nas receitas.

É difícil quantificar esses benefícios quando se avalia um novo software, mas é importante fazer alguns questionamentos: Que processos serão facilitados pelo novo software? Quanto tempo poderá ser economizado e realocado em outras atividades? Que perdas poderão ser evitadas? Quantos erros poderão ser reduzidos pelo sistema? As respostas para essas questões podem ajudar muito a avaliar o investimento e tomar uma decisão.

Facilidades gerados por um sistema de gestão para pequenas empresas 

Um software irá centralizar diversos processos que são feitos separadamente em um banco de dados unificado. Poderá unificar até o controle de mais de uma filial, se for o caso. Isso irá eliminar dezenas de planilhas e trazer para a empresa uma maior organização. Quando a empresa crescer, terá um volume cada vez maior de transações e usar um software pode impedir um perigoso descontrole.

Ao invés de fazer lançamentos em diversas planilhas, um sistema unificado automatiza diversas operações, como estoque, transporte, produção, etc. Isso acabará economizando tempo, reduzindo erros e dando uma fluidez natural aos processos. O sistema também automatiza a emissão de relatórios, permitindo que os funcionários e gestores tenham informações mais rápidas sobre as vendas. Ajuda ainda para que não percam informações, como pode ocorrer quando se usa diversas panilhas. 

Escolher bem o fornecedor do sistema é essencial

Para não se tornar obsoleto, é preciso selecionar um sistema que receba atualizações de tempos em tempos. Como esse investimento é feito pensando em um futuro crescimento da empresa, é importante ter essa visão também na escolha do parceiro. Escolher bem a empresa que fornecerá o sistema é muito importante pois poderá ser uma parceria duradoura. Pensando nisso, escolha empresas que ofereçam sistemas com as funcionalidades necessárias ao seu negócio, mas que ofereçam também um bom suporte. 

Softwares de gestão não são apenas para grandes empresas, mas também para as pequenas que querem crescer!

Agora é sua vez, deixe nos nossos comentários sua opinião sobre as vantagens de adotar um sistema de gestão para pequenas empresas. E não se esqueça de que sempre publicamos em nosso blog diversos outros posts sobre gestão empresarial. Não deixe de conferir, são posts sobre como reduzir custos com a computação em nuvem, sobre como calcular o preço de venda, e muito mais!

voltar