Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Entenda as principais diferenças entre líder e chefe

Postado por Márley Nolêto

Postado em 28/06/2016 11:15:00


Muitas pessoas acham que líder e chefe são sinônimos, mas não são. Ser chefe está mais relacionado ao cargo e à hierarquia, enquanto a liderança independe do cargo de chefia. Os líderes são reconhecidos pela forma inspiradora de gerir pessoas.

Entenda, a seguir, as principais diferenças entre líder e chefe:

Mandar ou dialogar

Um chefe, geralmente, impõe o que precisa ser feito. Ele o faz de tal forma que as pessoas não encontram brechas para questionar ou tirar dúvidas. As ordens do chefe são executadas, mas geralmente elas têm caráter de obrigação e não são vistas como um processo importante para que o trabalho aconteça.

Já o líder dialoga com a sua equipe de forma que o próprio grupo vai chegando à conclusão do que precisa ser feito e propõe a divisão das atividades.

Como quer ser reconhecido

Um chefe, muitas vezes, relaciona a chefia ao medo e à rigidez. Gosta que as pessoas se calem quando ele chega à sala e prefere manter uma relação de distância com seus subordinados.

O líder, ao contrário, propõe uma relação mais próxima dos seus liderados, o que favorece a troca de experiências e a abertura na equipe. O chefe prefere ser temido, mas o líder gosta de servir de inspiração para a sua equipe e mantém uma conduta condizente com o que cobra de seus colaboradores.

Humildade e empatia

Se você pensar nos bons líderes que conhece, vai constatar rapidamente que a maioria deles tem empatia. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. O líder delega atividades com base no perfil de cada indivíduo, pois entende as especificidades de cada pessoa.

Essa atuação é um ato de humildade porque o líder se reconhece como humano e sabe que também pode errar. O chefe, em contrapartida, adota uma posição de arrogância porque tem medo de perder seu cargo e de ser superado pelos seus subordinados.

Visão de futuro

Os chefes, geralmente, trabalham para manter seu cargo pelo maior tempo possível, seu foco está no presente. Como já estão no cargo, pensam que está tudo funcionando e não ousam para oferecer um trabalho melhor ou para fugir do óbvio. Os chefes trabalham em uma zona de conforto que não permite ir além.

Já os líderes querem ser reconhecidos pelo que fazem, não temem perder cargos porque confiam no trabalho que desenvolvem e estão sempre dispostos a encarar novos desafios. O foco do líder está no futuro. Ele trabalha para formar pessoas não apenas para o hoje, mas também para apoiarem a construção de caminhos de gestão diferentes e inspiradores.

Para o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella, existem cinco ações essenciais para ser um bom líder: abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito, e empreender o futuro. 

E você, conhece mais diferenças entre ser líder e chefe? Confira outros artigos no blog e saiba como ser um bom líder. Deixe o seu comentário sobre o estilo de gestão que mais faz brilhar os seus olhos!

voltar