Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Dicas de como se estabelecer como um bom líder

Postado por Márley Nolêto

Postado em 17/06/2016 16:10:00


Dicas de como se estabelecer como um bom líder!

Muita gente acredita que sabe como ser um bom chefe, o que pode até ser verdade. Fato é, porém, que poucos sabem como ser um bom líder. A diferença entre os dois perfis é grande. Você sabe quais são elas?

Enquanto o líder ajuda no trabalho e no dia a dia da equipe, o chefe limita-se a distribuir tarefas para o time e esperar o trabalho pronto na sua mesa. Boa comunicação é outra característica que profissionais com habilidade para a liderança têm, assim como a empatia e a postura de estar sempre dando o bom exemplo.

Confira, no artigo de hoje, valiosas dicas de como não ser só mais um chefe e se estabelecer como um bom líder!

Tenha empatia para ser um bom líder

Em linhas gerais, pode-se dizer que ter empatia é saber como se colocar no lugar de outra pessoa. Não é à toa que essa é considerada uma das principais características para que o chefe se torne um verdadeiro líder. A pessoa que lidera coloca-se constantemente no lugar de seus funcionários, buscando entender os motivos que justificam determinados comportamentos e posturas.

O verdadeiro líder assume uma postura firme quando tem que lidar com problemas e questões, mas sabe ser sensível e flexível na hora de conversar com quem levou os problemas e as questões até ele.

Saiba como se comunicar

Ter uma boa comunicação é essencial para ser considerado um bom líder. Diferentemente do chefe que, muitas vezes, se comunica de forma unilateral (dá ordens e espera que os funcionários obedeçam), o líder dialoga com sua equipe e troca ideias com seus funcionários constantemente.

Ele sabe que a comunicação frequente é um dos segredos do sucesso de um time e procura ser claro ao passar tarefas e projetos. O líder também sabe ouvir: ele escuta sua equipe e não hesita em mudar o direcionamento de determinada atividade se o time argumentar que é preciso fazer isso.

Dê o exemplo

Esqueça aquela figura do chefe que chega tarde e sai cedo porque ele é quem manda. O líder sabe que para conquistar sua equipe ele deve ser o primeiro a dar o exemplo. É comum ver líderes que são os primeiros a chegar e os últimos a sair.

Um bom líder não usa sua posição de privilégio para obter regalias. Pelo contrário: o verdadeiro líder sabe que a responsabilidade pelo sucesso e pelo fracasso de um projeto é dele, em primeiro lugar.

Delegue com sabedoria

O verdadeiro líder joga junto com seu time. Por isso, ele não adota a postura de simplesmente delegar tarefas e esperar a entrega do trabalho pronto, como um chefe tradicional faria. Ele dá responsabilidades para cada membro da sua equipe, mas trabalha junto, fornecendo as ferramentas necessárias para que cada funcionário possa alcançar o melhor resultado possível.

Dito tudo isso, é bom lembrar: líderes não nascem prontos. É possível adquirir ao longo da carreira as características e habilidades que diferenciam um chefe de um líder. Invista tempo nessa busca e tenha a certeza que sua equipe alcançará resultados ainda melhores no caminho.

E você, tem mais alguma dica de como se estabelecer como um bom líder? Não deixe de compartilhar sua experiência com a gente aqui nos comentários!

voltar