Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Conheça as principais práticas que todo empreendedor de sucesso deve seguir

Postado por Márley Nolêto

Postado em 28/07/2016 09:50:00


Para ter resultados positivos no mundo dos negócios, é preciso muito mais que uma "ideia de um milhão de dólares". Um empreendedor de sucesso sabe que existem diversos fatores que distanciam uma boa ideia de uma oportunidade verdadeira. Um deles é, com certeza, a forma que o empresário se porta diante dessa ideia. Por isso, confira as práticas que todo empreendedor precisa ter para fazer um negócio decolar:

Ter iniciativa

Um dos principais diferenciais entre uma pessoa criativa e um empreendedor é que o último não espera as coisas caírem do céu. Ele corre atrás do que acredita e sempre busca as soluções necessárias para viabilizar seus projetos.

Peter Thiel, fundador do PayPal, afirmou em entrevista ao Business Insider que "sorte é apenas uma desculpa para não trabalhar duro". Por isso, não espere que o céu mande as respostas, busque-as para todas as perguntas que tiver.

Formação continuada

Quem realmente gosta do universo dos negócios já percebeu que todo o conhecimento é pouco nesse setor. Se você quiser entender como funcionam as empresas líderes de mercado, precisa sempre se atualizar, buscar novos conhecimentos que possam servir de ferramentas para encontrar novas saídas em momentos de crise. 

Atualização de tendências do setor

Um bom empreendedor é um verdadeiro predador de informações. Ele as busca naturalmente, pois faz parte de sua rotina querer saber tudo sobre o setor em que está fazendo negócios e se inspirar em processos feitos por outras empresas, seja da mesma área ou não. Ele nunca se cansa de trabalhar, por isso, está um passo a frente dos concorrentes.

Acompanhamento dos resultados do negócio

Pedro Chiamulera, sócio da ClearSale, empresa de validação de pagamentos pela internet, levou para os negócios sua experiência de atleta olímpico. Por isso, ele ensina que todo empreendedor, assim como um atleta de alto nível, precisa manter o foco nas metas a serem alcançadas.

O único jeito de fazer isso é ter um plano de ação bem organizado e acompanhar os resultados com frequência, para não deixar que a empresa se perca pelo caminho. Quando for necessário, é claro, é possível fazer ajustes, mas saber aonde quer chegar, ainda é a melhor forma de trilhar a jornada certa.

Cuidado com a equipe

A mão de obra que você emprega é o motor que leva sua empresa até o objetivo a ser atingido. Quando ela é composta por talentos, cabe ao empresário reconhecer e valorizar essas pessoas, para que se sintam motivadas a dar tudo de si pelo projeto.

Agora, quando alguém não é competente o suficiente para isso, é preciso desligá-lo. Muitas vezes, a experiência para saber se um funcionário é bom ou não vem com o tempo, mas é necessária.

Seja motivado e otimista

Quem ama o trabalho emite energia para todos ao redor e faz com que toda a equipe se contagie a buscar as metas. Bons empreendedores são assim, conhecem a necessidade de se manter o time motivado. Por isso, nunca reclamam, nem quando há muitos obstáculos a serem superados até chegar o sucesso.

Luiza Helena Trajano, proprietária do Magazine Luiza, é uma das mais famosas empreendedoras brasileiras. Para chegar nesse status, ela sempre manteve uma atitude decidida, e ainda ensina que é quando resolvemos parar de reclamar que conseguimos respostas para nossos problemas. Como ela sabe o que fala, que tal colocar essa dica em prática na sua empresa?

Independente do seu negócio, existe uma dica que todo empreendedor precisa seguir: não fuja dos problemas, resolva-os. Isso, somado a uma dose de paciência e metas em longo prazo, vão deixar o sucesso ao alcance de suas mãos. 

Agora que você já viu as práticas que precisa seguir para se tornar um empreendedor de sucesso, confira nossas dicas de como se estabelecer como um bom líder e conduza a sua empresa até onde você sonha que ela pode chegar!

voltar