Postado por Márley Nolêto
Postado em 14/06/2016 17:45:00
A falta de um controle de estoque eficiente pode arruinar qualquer negócio. Independente do tamanho da empresa, ninguém está imune a falhas que podem custar caro e significar grandes perdas em vendas e produtividade.
Pensando nisso, listamos abaixo os 5 erros mais comuns na gestão de estoque e as ferramentas necessárias para evitá-los. Confira!
Para começar uma gestão de estoque eficiente, o primeiro passo é ter um inventário atualizado. Essa é a regra de ouro para a sobrevivência de qualquer empresa.
Se você ainda não fez um balanço do seu estoque, mobilize seus funcionários e realize o quanto antes! O primeiro passo é saber exatamente quais e quantos produtos a empresa tem e a partir daí delegar para um funcionário, ou no máximo dois, a responsabilidade de manter essa informação sempre atualizada, com os fluxos de entrada e saída de cada produto.
Ao fazer um controle do inventário, nunca deixe de descrever os produtos de forma detalhada, anotando, por exemplo, cor e tamanho. Mesmo que seja um pouco mais trabalhoso, a identificação precisa de cada item evita duplicidade e facilita para o vendedor achar exatamente o produto pedido pelo cliente. Além de ajudar na hora de fazer uma previsão de demanda mais eficiente.
Agora que você já tem um controle de inventário, é possível prever melhor quando comprar um produto e evitar a perda de vendas.
A previsão de demanda é fundamental para manter o número certo de itens em cada período do ano, evitando a falta de algum produto e o acúmulo de itens encalhados, que geram prejuízo e o aumento do custo de armazenamento.
As empresas que ainda fazem o controle do estoque na ponta do lápis ou com ajuda das planilhas de Excel podem estar perdendo tempo e dinheiro. A organização e controle realizados de forma manual levam muito tempo para serem feitos e os riscos de erros e perdas de dados envolvidos no processo são enormes!
É possível melhorar a rentabilidade da empresa simplesmente adotando um software de controle do estoque hospedado na nuvem. Com políticas de segurança rigorosas, o sistema permite automatizar boa parte das tarefas, reduzir custos, eliminar a necessidade de retrabalho e aumentar a produtividade dos funcionários.
Utilizando um sistema de controle do estoque online, o gestor poderá manter o inventário atualizado em tempo real, de forma simples e prática.
Mesmo com um sistema de gestão informatizado, a falta de treinamento adequado pode afetar gravemente a capacidade dos funcionários de atender o setor com eficiência, gerando um alto índice de retrabalho.
O controle do estoque pode parecer uma tarefa complicada, mas é extremamente necessária! Através de um processo simplificado e uma ferramenta confiável, a gestão eficiente irá reduzir significativamente os erros, automatizar operações e levar ao aumento das vendas.
Gostou das dicas? Aproveite para baixar o nosso E-book Gestão de estoque: tudo o que você precisa sabere aprimorar ainda mais o controle de estoque da sua empresa!