Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Como uma boa gestão de estoque vai fazer sua empresa economizar?

Postado por Márley Nolêto

Postado em 06/10/2015 19:50:00


Em época de crise econômica é comum os empresários se sentirem desafiados a procurar alternativas para reduzir custos, tentar manter a lucratividade e agradar aos clientes. São atividades que envolvem muitos processos dentro de uma empresa. Uma excelente forma de atingir esses objetivos é fazer uma boa gestão de estoques. Sendo assim, vamos discutir a situação em mais detalhes.

A grave crise econômica brasileira refletida nas PMEs

A queda nas vendas gera uma instabilidade de qualquer empresa. Entretanto nas Pequenas e Médias Empresas (PME) isso pode se tornar um caos, porque não estão preparadas, em sua grande maioria, para tal fato. Normalmente, não tem cacife financeiro para lidar com perdas e nem condições de manter estoques desproporcionais às vendas.

O gestor, em tempos de crise, deve tomar medidas que impeçam que a queda nas vendas deixe o fluxo de caixa em desequilíbrio. Deve procurar soluções no mercado para impedir que o mercado recessivo não coloque a empresa em situação deficitária, principalmente naqueles setores da economia que ela é mais acentuada. Estratégia é a expressão do mercado e um pacote estratégico é essencial.

A macabra relação entre custos e receitas

Vender é o objetivo básico das empresas, mas com lucro. Para tal as empresas procuram manter equilibrada a relação custos versus receitas. Desse modo, devemos zelar que não falte produtos em estoque. Complicado fazermos previsão baseada apenas na percepção, porque altos estoques representam custos altos. Uma boa gestão de estoques pode amenizar os efeitos. Raciocinando mais um pouco, se temos alta rotatividade de estoques estaríamos contentes, sorridentes e satisfeitos com a nossa gestão. No entanto, não é o momento que estamos vivendo, então representa que podemos estar pagando os fornecedores antes de vender, hipoteticamente falando. O resultado é a alta dos custos e um distanciamento dos lucros.

O eterno agrado aos clientes

Ter falta de mercadorias representa uma alta probabilidade de perdermos clientes. Hoje, com a Internet ninguém quer esperar. Senão temos, outros terão. Senão podemos atender a demanda, teremos muito trabalho para suplantar a concorrência depois. É o mercado e ganha quem sabe lidar com ele.

Um eficiente controle de estoques

A eficiência baseia-se em uma saudável administração no setor de compras, mas ficamos em dúvida nos quesitos de quando e quanto comprar, a que preço e de que fornecedor. Dúvidas que poderemos amenizar muito, caso façamos uso de algumas medidas:

  • Estabelecer histórico de vendas por cliente;
  • Calcular o preço de venda;
  • Definir o estoque mínimo;
  • Fazer previsão de vendas;
  • Gerenciar fornecedores;
  • Gerir o prazo de entrega;
  • Monitorar os custos de armazenamento.

Todas essas medidas podem ser atendidas com um bom sistema de gestão on-line que possua um bom sistema de estoques. Essa ferramenta se paga totalmente com os resultados  de gestão obtidos, denotam profissionalmente e competência. Aproveite e conheça agora o Sistema GON, que irá lhe ajudar na gestão além do seu estoque, como também, em todos os setores de sua empresa O mundo online possibilidade "n" maneiras de gerir os negócios. Uma muito importante é a mobilidade e o acesso de qualquer lugar do planeta que tenha acesso à Internet.

Esperamos ter contribuído com soluções a seus problemas de gestão. Deixe seus comentários!

voltar