Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Como um sistema de gestão beneficia a área tributária da sua empresa?

Postado por Márley Nolêto

Postado em 23/10/2015 08:00:00


Com o crescente número de obrigações acessórias e livros digitais e a complicada questão tributária no Brasil, é cada vez mais necessária a utilização de um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Um bom ERP deverá apresentar total integração entre todos os departamentos da empresa que possuem impactos ligados à questão fiscal, permitindo o acesso e controle a sistemas como a Nota Fiscal Eletrônica e outras obrigações da área. Vamos agora entender como um sistema de gestão beneficia a área tributária de sua empresa.

Constante atualização de seu sistema de gestão

As empresas que disponibilizarão o Sistema de Gestão Online investem em constante aprimoramento e atualização de seus softwares devido às crescentes demandas pelo fisco brasileiro. Logo, ao adquirir um programa de gestão para sua área tributária, você terá certeza de que sua empresa terá constantes atualizações e melhorias que tornem a elaboração e a transmissão de seus dados mais rápida e confiável.

Banco de dados

Um sistema ERP, além de lhe auxiliar nas informações tributárias corretas em suas operações de compra e venda, também irá auxiliar na manutenção dos dados de seus clientes e fornecedores. Além disso, o sistema ERP funcionará como um grande banco de dados e poderá fornecer informações valiosas sobre as vendas e compras da empresa, quem são os maiores clientes e fornecedores e uma série de informações que também poderão ser utilizadas no auxílio à gestão.

Outro fator importante é a guarda destes dados, que pode ser feita da forma convencional em servidores ou em nuvem, o que permite agilidade e praticidade na consulta dos dados permitindo o acesso em diferentes locais

Alíquotas corretas

Com a constante atualização, outra vantagem que pode ser percebida é a correta utilização das alíquotas de impostos, evitando erros de interpretação ou de falta de atenção na contabilização dos documentos fiscais de sua empresa e que podem gerar problemas com o fisco.

É preciso estar consciente que pequenos erros na área tributária podem gerar um grande impacto para uma empresa, o que pode ser perfeitamente evitado com um bom sistema de gestão.

Aumento da produtividade

Mesmo com o crescente aumento do número de obrigações fiscais, com a utilização de um sistema ERP sua empresa só tem a ganhar, uma vez que com processos atualizados e automatizados, seus funcionários gastarão menos tempo na contabilização e também terão uma maior garantia da acuracidade dos lançamentos efetuados.

Além disso, a integração entre os diferentes departamentos da empresa a partir da utilização de um sistema ERP torna a comunicação mais rápida e confiável, o que também impacta nos custos de forma positiva.

Emissão dos documentos fiscais

Um software de gestão garante a emissão de todos os documentos fiscais de sua empresa, bem como possibilita que seja feita, de forma integrada, a conferência da documentação, além do auxílio em questões envolvendo o faturamento, devoluções ou ainda relativas ao estoque de sua empresa.

Você percebeu que um bom sistema de gestão só traz benefícios à área tributária da sua empresa? Além da agilidade, atualização e rapidez na elaboração e transmissão dos dados, um sistema ERP poderá otimizar o tempo da contabilização devido à integração e à padronização dos dados. Além disso, você garante que todas as transações estejam sendo registradas, o que evita problemas futuros com o fisco.

Você já conhece nossas soluções em ERP? Deixe sua opinião!

voltar