Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Como superar os momentos de crise através de uma gestão financeira efetiva

Postado por MARLEY NOLETO

Postado em 05/09/2015 00:00:00


Atualmente, o Brasil vive em um momento nada favorável financeiramente, assim cria-se um alarme interno em todas as empresas com a finalidade de não cair na crise existente. A gestão financeira chega a ser um dos pontos mais importantes nesse momento, pois há uma necessidade de se fazer uma análise profunda no orçamento para posteriormente cortar os gastos desnecessários.

Para isto precisamos conhecer alguns conceitos de gestão financeira como o demonstrativo de resultados (DRE) e o fluxo de caixa. Vejamos abaixo:

Entendendo o demonstrativo de resultados

Ter um demonstrativo de resultados mensal também pode ajudar a controlar uma possível crise financeira, pois assim, terá uma amostra real de lucro ou perda existente naquele mês. Podendo se ajustar para que não ocorra novamente um erro ou até mesmo para que faça novamente algo que deu certo. O demonstrativo de resultados é organizado conforme o processo de produção da empresa, ou seja, de maneira sequencial e lógica, que ajuda na interpretação das informações e, assim, a entender a composição do lucro líquido da empresa.

Entendendo seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa que trabalha em conjunto com o DRE (Demonstrativo de resultados), também tem grande importância, através dele você saberá se sua empresa está gastando mais ou ganhando mais. Por exemplo, se em um mês gera em média dez mil reais, e seu gasto é de oito mil reais. Tem que haver uma atenção a esses valores para que não gaste mais do que ganhe, o que pode gerar problemas. Ela mostra as entradas e saídas de dinheiro do Caixa (caixa mais contas bancárias) e equivalentes de Caixa (investimento de baixo risco e liquidez imediata) em determinado período.

voltar