Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Como se organizar melhor e ter tempo para produzir mais?

Postado por Márley Nolêto

Postado em 30/11/2015 16:50:00


Vez ou outra, todos os profissionais já se encontraram em dias improdutivos e desgastantes, geralmente advindos da má organização da rotina de trabalho. Muitas vezes, passa o tempo e percebemos que tarefas simples, como conferir e-mails e resolver assuntos com o colega de outro departamento acabaram consumindo um turno inteiro. Situações como essas geram frustração, além da necessidade de passar mais tempo fazendo coisas que já poderiam ter sido resolvidas no dia anterior. Para evitar essa condição comum em muitas rotinas, selecionamos 6 dicas de como se organizar melhor! Dá uma olhada!

Organize um calendário de atividades

Se você não visualiza tudo o que tem para fazer, com certeza acabará esquecendo de algum item importante. É por isso que o calendário nunca deixa de ser uma ferramenta de trabalho. Prefira organizá-lo em listas com ordem de prioridades, sempre partindo das mais importantes e com urgência na execução.

Crie um ambiente de trabalho que estimule o foco

Não dá para ser produtivo em um espaço cheio de distrações, por isso é importante dar atenção também à preparação do seu ambiente de trabalho. Evite celular tocando a todo momento, conversas paralelas de outros funcionários e, principalmente, as redes sociais — que são as responsáveis por boa parte das distrações no trabalho nos dias atuais.

Estabeleça prazos para a finalização dos trabalhos

A existência de prazos bem definidos contribui para a execução das tarefas em menor tempo e sem muitas distrações. Entretanto, é preciso cautela na hora de estabelecê-los, a fim de não prejudicar a qualidade dos trabalhos. Ajuste sempre o seu tempo máximo de acordo com o grau de dificuldade e empenho que cada tarefa exige.

Faça pausas entre as tarefas

Precisamos reconhecer que ninguém é de ferro. Portanto, fazer pausas pequenas entre cada tarefa realizada é uma boa forma de produzir mais. Para raciocinar bem, o profissional precisa de alguns minutos de descanso, seja para tomar um café, ir ao banheiro ou simplesmente conversar com o colega. O ideal é que se estabeleçam períodos de 5 a 10 minutos de pausa para cada hora de trabalho realizada.

Conte com a ajuda de ferramentas de organização

A internet e suas tecnologias são recursos inseparáveis da maioria dos profissionais. Sem elas, seria mais complicado organizar todos os trabalhos em papéis e outros documentos físicos. Assim, é válido que você busque ferramentas adequadas ao estilo de trabalho que realiza, a fim de auxiliarem na busca de maior produtividade. Algumas delas:

Agenda do Google

sistema pode ser utilizado a partir de um cadastro, e dali você tem uma gama de ferramentas para a organização de suas tarefas diárias, semanais ou mensais. A vantagem é que pode acessar, criar e compartilhar diferentes agendas, além de acessá-las de qualquer lugar e tipo de dispositivo.

Evernote

O Evernote é um sistema utilizado para o planejamento e melhora da produtividade de diversos profissionais. Contém opções de criação de lembretes, listas e realce de itens mais importantes a serem feitos. Nele, você pode incluir todas as atividades e seus respectivos prazos, com a facilidade de manter tudo em um só local.

Permita-se ser recompensado

Esta não é bem uma dica de organização, mas um incentivo para que você cumpra suas tarefas de maneira mais produtiva e eficiente. Por isso, a cada vez que finalizar um compromisso no tempo e dia certo, direcione o foco do restante do dia para as atividades de lazer e em companhia de pessoas queridas.

Gostou das dicas de como se organizar melhor? Acompanhe o nosso blog e confira a importância de seadotar um sistema de gestão na empresa!

voltar