Postado por Márley Nolêto
Postado em 22/06/2016 09:20:00
A formação do preço de venda é uma tarefa complexa para qualquer empresa, por isso muitos fatores precisam ser levados em consideração, desde o preço de compra ao custo do processo produtivo, incluindo a temida carga tributária.
Em muitos casos, para que o valor de venda do bem tenha uma margem de lucratividade, é preciso que a empresa transfira para o consumidor essa gama de impostos e, ao mesmo tempo, não perca a competitividade.
Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre esse assunto:
Diante de tantas obrigações tributárias diferentes, precisamos saber quais impactam na formação do preço e como devem ser tratadas.
Os principais tributos que podem entrar nessa análise e devem ser verificados são:
As informações totais que você precisa ter em mão para definir um preço de venda de um produto são:
A premissa inicial é saber a margem de aplicação de cada um deles para a sua empresa, de acordo com seu tipo de tributação e outras variáveis, como o estado de aplicação para o ICMS.
Também é preciso conhecer o custo real do seu produto. Nesse conceito, consideram-se os impostos, o frete, a armazenagem também como parte do custo.
Além dos custos de produção diretos e indiretos, é preciso considerar o rateio das despesas fixas da empresa. Despesas comerciais como comissões de equipe de vendas ou frete de entrega precisam ser calculadas e rateadas, mesmo que partindo de períodos anteriores.
Entra, por fim, o cálculo da margem de lucro desejada para o produto. Nesse ponto, é preciso levar em consideração o valor de mercado do bem, o preço da concorrência, a projeção de crescimento e de lucro almejada pela empresa.
Em resumo, é possível calcular o preço de venda da seguinte forma:
Questões tributárias são delicadas, mas esperamos ter ajudado a esclarecer e fornecer as bases para a formação do preço de venda na sua empresa, pois essa é uma ferramenta fundamental para a saúde financeira do negócio!
Quer saber como um sistema de gestão pode ajudar na questão tributária? Leia esse artigo que preparamos especialmente sobre o tema!