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Como garantir a sobrevivência do seu negócio em tempos de crise

Postado por Márley Nolêto

Postado em 27/01/2016 16:10:00


Como garantir a sobrevivência do seu negócio em tempos de crise

Tempos de crise são momentos de economia instável, mas também de oportunidades. É possível afundar, estagnar ou crescer numa crise. As diferenças de desempenho entre as empresas nem sempre estão ligadas à situação do segmento de mercado em si, já que as estratégias de gestão podem responder por grande parte dos resultados obtidos. Por isso, veja, a seguir, algumas dicas de como assegurar a permanência do seu negócio em tempos de crise:

Promova a fidelização dos clientes

O relacionamento que a empresa possui com os consumidores é um ponto primordial para sobreviver à instabilidade econômica. Com o aumento da inflação, a queda do poder aquisitivo da população e o aumento do desemprego, as pessoas pensam duas vezes antes de adquirir um produto ou um serviço. Logo, conquistar consumidores novos em tempos de crise requer bastante investimento.

Vender para clientes habituais, por sua vez, fica mais fácil, pois eles estão familiarizados com a empresa, e por isso os programas de fidelização são tão importantes. Outra estratégia de negócio é fazer upselling, que consiste no aumento de vendas para um mesmo cliente, de modo a elevar o ticket médio (valor de compras) dele.

Aprimore a gestão

Quando a economia fica instável, é hora de reavaliar uma série de processos na empresa, para organizar fluxos e reduzir gastos. Descobrir maneiras diferentes de fazer tarefas habituais com menos recursos, aumentar a produtividade e diminuir o desperdício são algumas ações que podem ser tomadas.

Também é indispensável cuidar das finanças e ter atenção especial ao fluxo de caixa da empresa. Para tanto, é preciso lançar mão das facilidades da tecnologia para tornar essa atividade ágil, para que a tomada de decisão do gestor seja rápida. Assim, ele pode optar entre uma promoção ou uma condição de pagamento especial, conforme o cenário analisado, por exemplo.

Inove e ofereça soluções

Os tempos de crise são épocas em que as empresas em geral não veem grandes riscos em fazer testes, como lançar produtos ou serviços. Como o momento de turbulência traz uma série de mudanças na sociedade, a empresa deve ficar atenta ao surgimento de oportunidades ou de demandas reprimidas. Aproveitar essas situações para praticar a inovação pode se mostrar um excelente trampolim para o negócio e é assim que se supera a crise. Afinal, as empresas que sobrevivem ao declínio do mercado saem mais fortalecidas e, nos casos de mercados “desbravados”, têm mais chances de alcançar a liderança na preferência do consumidor.

Una forças para superar dificuldades

Como você pode imaginar, tempos de crise são épocas de mudanças significativas, em que as empresas são testadas pelas condições adversas do mercado. Para vencer esse cenário, busque fazer um pacto com colaboradores, fornecedores, clientes, entidades de classe e todos os demais segmentos que, de alguma forma, estão ligados à sua empresa. Faça reuniões, motive a equipe, estimule parcerias, de modo que haja de fato um esforço consciente para melhoria de resultados.

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