Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

Como a ferramenta CRM pode aumentar a produtividade de uma empresa

Postado por Márley Nolêto

Postado em 30/08/2016 08:00:00


Como a ferramenta CRM pode aumentar a produtividade de uma empresa

A ferramenta CRM necessária para que as equipes de vendas e marketing estejam centradas em qualificar leads e vender mais. Por meio dela, é possível cadastrar e contatar clientes, ver o seu histórico de contato, disparar e-mails, inserir produtos e serviços da empresa, medir resultados das estratégias de marketing, dentre outros.

A nível geral, existem três tipos de CRM: o operacional, dedicado à automação de processos de marketing e venda; o colaborativo, voltado aos canais de contato com parceiros e clientes; e o analítico, destinado a analisar desempenho e resultados. Para conhecer melhor cada um deles, continue lendo este post!

Como aumentar a produtividade com uma ferramenta CRM

Como já dissemos, o uso dessa ferramenta no processo de vendas é essencial para que todos tenham um maior aproveitamento, visto que o CRM pode reunir em um só canal dados como tamanho do cliente, se já comprou com a empresa ou não, como os produtos podem ajudá-lo, qual preço ele está determinado a investir etc.

Além disso, pelo CRM torna-se mais fácil captar contatos que estejam nas três etapas do funil de vendas— topo, estágio em que a persona está com alguma dor ou problema; meio, momento em que começa a procurar soluções; e fundo, quando finalmente está pronta para comprar.

Ao gerar leads qualificadas nessas três etapas, o acompanhamento pode ser feito pelo CRM para a equipe comercial entrar em contato e fazer a abordagem certa para converter parte delas em vendas. Dessa forma, o time passa a saber o momento certo de vender ao lead, e também começa a ter um controle maior para não deixar passar nenhuma oportunidade, tendo mais produtividade no momento da venda.

E isso também é de grande ajuda ao gerente na hora de identificar em qual etapa da venda cada vendedor costuma ter mais sucesso: captação, apresentação, qualificação, negociação ou fechamento. Assim, é mais fácil saber em quais pontos a equipe está tendo mais força argumentativa, e em quais pode melhorar.

Como a tecnologia pode beneficiar o trabalho feito no CRM

Outra vantagem de contratar um CRM para a sua empresa é poder consultá-lo de qualquer lugar caso você ou outra pessoa não esteja no escritório. Isso porque uma versão móvel pode ser acessada de um celular ou tablet, o que facilita muito a vida do gestor que precise dela a qualquer momento, ou até dos vendedores, caso precisem fechar um negócio fora do horário de atendimento.

A equipe de marketing também é beneficiada uma vez que pode acompanhar os resultados que as estratégias têm gerado, sobretudo por meio do Inbound em termos de visitantes orgânicos e geração de leads no seu site ou blog.

Enfim, a tecnologia é uma forte aliada no processo de produtividade em vendas e marketing ao utilizar uma ferramenta CRM. É importante fazer uso de todas as funções que ela puder oferecer para que, no fim das contas, as equipes tenham mais produtividade e eficiência.

E então, gostou do post? Achou este conteúdo útil e quer entender ainda mais como esse tipo de solução pode funcionar para a sua empresa? Aproveite e entre em contato conosco aqui mesmo no blog ou pelo nosso site!

voltar