Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

5 técnicas para reduzir custos em sua empresa

Postado por Márley Nolêto

Postado em 13/11/2015 08:00:00


A redução de custos é uma pauta sempre abordada em praticamente todas as empresas. Em tempos de crise econômica, ela acaba sendo uma das principais estratégias para que o negócio consiga se manter no mercado.

No artigo de hoje vamos abordar 5 formas para reduzir custos em sua empresa explicando melhor como cada uma pode ser colocada em prática. Continue acompanhando e saiba mais agora mesmo:

Revisão do orçamento

Quando se fala em reduzir custos, uma das primeiras medidas que deve ser tomada é a revisão do orçamento de cada setor. Nesse caso é necessário buscar todos os pontos em que se pode haver reduções e realizá-las, sempre tomando o cuidado de avaliar se essas alterações não irão impactar diretamente na qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa.

Boas medidas para se realizar essas reduções são: tentar renegociar preços dos produtos de higiene e limpeza, de material de escritório e de material de apoio e também aumentar o controle no processo de aprovação de compras.

É possível reduzir custos sem reduzir pessoal

Muitos gestores ainda acreditam que o caminho mais fácil para reduzir custos é diminuindo o seu quadro de funcionários. Contudo, essa é uma medida que pode ser classificada apenas como paliativa uma vez que futuramente será necessário repor o quadro defasado, aumentando os custos com contratação, treinamento e capacitação desses colaboradores.

Nesse caso é possível capacitar e estimular os funcionários para que possam ir além de suas funções, contribuindo com ideias e ações que ajudam a reduzir custos. Além disso, caso necessário, ainda há a alternativa de realocar funcionários de setor, para que possam exercer outras funções mais necessárias.

Evolução das estratégias de marketing: utilização do marketing digital

Que as empresas precisam investir em marketing para manter contato com seus clientes e tentar atrair novos consumidores, é fato. Hoje cada vez mais pessoas estão conectadas e utilizam as redes sociais. Portanto, uma das maneiras de reduzir custos, é alterando a utilização de ações tradicionais - que envolvem outdoors, banners, carros de som, propagandas em rádios e televisão - por ações de marketing digital.

Isso significa criar perfis em redes sociais e divulgar a empresa e seus produtos e/ou serviços. Lembrando sempre de interagir com os clientes e buscar atraí-los para o negócio. Com esse tipo de estratégia, o custo pode se reduzir à utilização de internet e de um profissional responsável por atualizar os perfis e responder aos consumidores.

Revisão de processos: maior eficiência com menor custo

Outra forma de conseguir alcançar a redução de custos é reavaliando os processos internos. Essas análises contribuem para identificar falhas que podem provocar perda de receita para a empresa, fazendo com que os custos sejam maiores do que o necessário.

Nessas revisões é possível encontrar etapas que são desnecessárias e podem ser eliminadas e encontrar oportunidades de aumento de produtividade e até mesmo de redução de desperdícios.

Envolva a equipe: ela é a parte principal nas mudanças

Nos momentos de redução de custos, o ideal é reunir a equipe e abordar a importância das atitudes que contribuem para as melhorias. Além das alterações nos processos, nas formas de trabalho e nos materiais que são comprados pela empresa, é necessário alertar sobre atitudes que ajudam a economizar ainda mais.

Algumas delas envolvem: o uso de garrafas de água em vez de utilizar diversos copos descartáveis durante o dia, consumo consciente de água e energia elétrica, desligar os computadores sempre ao final do expediente, desligar o ar condicionado meia hora antes do fim da jornada de trabalho (que mantém o ar climatizado até a saída, mas ajuda a promover reduções na conta) e lembrar-se de apagar as luzes são algumas das medidas que contribuem para a economia.

A redução de custos pode ser alcançada com pequenas atitudes no dia a dia, como a mudança no comportamento dos colaboradores, mas também envolvem a análise dos custos e a mudança no perfil de compras da empresa. De qualquer forma, são ações que podem ser tomadas sem a necessidade de grandes investimentos.

Gostou desse artigo? Então aproveite para saber como uma boa gestão de estoque pode fazer a sua empresa economizar!

voltar