Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

5 dicas para fazer um bom planejamento estratégico

Postado por Márley Nolêto

Postado em 25/04/2016 18:00:00


5 dicas para fazer um bom planejamento estratégico

Um dos fatores que são fundamentais para qualquer empresa é ter clareza a respeito da sua forma de atuação. Isso, tanto no ambiente interno quanto no externo, além de uma boa imagem diante dos clientes, fornecedores e concorrentes. No intuito de otimizar essas questões, o planejamento estratégico tem se mostrado imprescindível para os negócios que desejam atingir a otimização de processos, visando ao sucesso comercial em um mercado cada vez mais exigente.  

Para que você compreenda melhor como pode ser elaborada essa importante fase de organização do seu empreendimento, o post de hoje traz 5 dicas valiosas para você começar já a implantar uma nova cultura organizacional e mercadológica em seu ambiente corporativo.

1 – Identifique seu público-alvo

Algo importantíssimo para a elaboração de um planejamento estratégico bem feito é, antes de tudo, saber bem para quem você vai vender. Estamos falando da compreensão geral de quanto os seus potenciais consumidores estão dispostos a gastar, onde residem, qual é em média a idade dessas pessoas, qual é o sexo predominante, entre outras características importantes para seu nicho de negócios e para seus produtos ou serviços. Isso vai determinar alguns pontos cruciais para o sucesso da sua empresa, como localização do estabelecimento, abordagem na hora da divulgação, possíveis estratégias para aumentar o faturamento, etc.

2 – Determine a visão, a missão, e os valores do seu negócio

É praticamente impossível elaborar um planejamento estratégico para um negócio sem antes determinar quais são os aspectos norteadores da empresa. Nesse ponto, as principais perguntas a serem respondidas para cada um desses princípios existenciais são:

  • Missão: porque a sua empresa existe, o que ela faz, e para quem faz?

  • Visão: quais são as perspectivas futuras do seu negócio? Sendo mais claro, quais são os sonhos (alcançáveis) dos gestores?

  • Valores: quais seriam os princípios éticos e morais inegociáveis do seu empreendimento?

Uma boa dica nesse sentido é pesquisar a visão, a missão, e os valores de outras empresas, e comparar com o comportamento dessa marca diante de seus consumidores, tentando identificar a atuação de cada um desses aspectos.

3 – Defina metas

Na fase de elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, não se deve confundir metas de vendas com metas estratégicas. O caso aqui é a definição do propósito de crescimento do negócio no mercado, como a ampliação da quantidade de pontos de vendas, expansão da gama de produtos oferecidos, entre outras metas dentro de um período de tempo possível. Uma ação importante nesse sentido é conhecer melhor o mercado externo, passando a compreender melhor como a sua concorrência direta e indireta trabalha nesse sentido. O intuito disso é atingir uma maior assertividade e a eliminação de erros possivelmente provocados pela inexperiência.

4 – Alinhe a cultura da empresa ao planejamento estratégico

O sucesso da elaboração do planejamento estratégico está diretamente vinculado à adoção da cultura e das metas propostas, por todos os setores do negócio. O trabalho de atuação do marketing, recursos humanos, planejamento e qualidade, e inclusive os setores administrativos, devem estar completamente integrados às estratégias de comportamento e atuação da empresa diante do mercado, no que diz respeito aos métodos de trabalho e à busca do cumprimento de objetivos.

5 – Monitore os resultados

Tenha em mente que a definição de um planejamento estratégico não é algo fixo. Trata-se de diretrizes que podem e devem ser redirecionadas pontualmente caso sejam notados resultados insatisfatórios. Para isso, é fundamental que tudo esteja muito bem organizado, lançando mão de cronogramas e outrasferramentas eficazes de trabalho, estudo constante de novas realidades, e tudo aquilo que pode demonstrar com o máximo de clareza qual é a realidade atual do seu negócio em amplo sentido.

Tem alguma dúvida ou mais dicas sobre a elaboração do planejamento estratégico ideal? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

voltar