Fique por dentro das novidades e saia na frente

Receba e-mails semanalmente com novidades.

 

 

4 motivos para implantar um sistema de gestão empresarial

Postado por Márley Nolêto

Postado em 30/08/2016 08:00:00


4 motivos para implantar um sistema de gestão empresarial

Investir em um sistema de gestão empresarial vai muito além de trazer tecnologia aos processos organizacionais. Ao buscar a automatização das tarefas operacionais, o gestor propicia melhor utilização dos recursos humanos e materiais, o que proporciona redução ou eliminação de desperdícios de tempo e gastos com insumos.

Independentemente do porte e do segmento em que uma empresa atua, a automatização dos processos operacionais é sempre benéfica aos resultados almejados. Ela oferece uma adaptação contínua às novas ferramentas de gestão, sempre visando a otimização das atividades organizacionais.

Quer conhecer 4 bons motivos para usar um sistema de gestão empresarial em seus negócios? Confira nosso post de hoje e descubra como tornar sua organização mais dinâmica. Acompanhe!

1 - Controle de estoque

Você conhece o giro do seu estoque? Sabe quais produtos são mais rentáveis? Ou se há itens em excesso no estoque e qual é seu custo? Ou, ainda, quais produtos estão parados há tempos? Para responder a essas perguntas, ter um sistema de gestão empresarial que permita gerenciar todas as movimentações do estoque é fundamental.

Ao adotar um software de gestão, você reduz a necessidade de controles manuais, o que favorece um fluxo de informações contínuo e seguro, aumentando a produtividade e, consequentemente, a qualidade. Além disso, o gestor passa a saber exatamente qual o nível de estoque de cada item e o momento exato para reposição, reduzindo custos.

Contando com informações confiáveis no sistema, é possível tomar decisões importantes com base em relatórios gerenciais. Você poderá administrar a reposição de produtos, ou lançar campanhas promocionais para os itens que estão há mais tempo parados.

2 - Gestão por processos

A utilização de um software de gestão empresarial elimina trabalhos manuais que podem gerar erros e falhas operacionais. Com a automatização dos processos, é possível economizar tempo e dinheiro, reduzindo custos e alavancando a produtividade, ou seja, rendendo mais em menos tempo.

A implantação de um sistema de gestão garante à empresa mais eficiência nos processos, eliminando dificuldades para o cumprimento das atividades diárias. Além disso, oferece maior precisão na tomada de decisões, com base nos relatórios gerenciais – que garantem maior confiabilidade quanto às informações geradas.

Com a padronização dos dados e a integração de informações de todos os setores num único sistema, o gestor evita redundâncias e passa a tomar decisões assertivas e bem enquadradas à realidade da empresa.

3 - Integração das informações

Sistemas de gestão empresarial são considerados um diferencial competitivo. Com o uso de umsoftware de Planejamento de Recursos Empresariais, chamados de ERP, é possível agrupar todos os dados e processos de uma empresa em uma única plataforma, centralizando e armazenando informações com segurança.

Contabilidade, departamento de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção, finanças, compras e demais setores são integrados em um só lugar, o que garante maior confiabilidade, praticidade e monitoramento em tempo real, evitando (ou eliminando) significativamente as falhas e retrabalhos.

Caso ocorra algum problema ou a necessidade de alterar o projeto durante a fase de execução, um sistema de gestão reduz o tempo de pesquisa, permitindo o acesso imediato aos dados necessários para tal atribuição.

4 - Controle de gestão

Reduzir o tempo de resposta, tornar a organização mais eficiente, saber qual é o desempenho total e individual de toda a equipe em poucos cliques e reduzir custos é o que todo empreendedor almeja alcançar. Com a utilização de um sistema de gestão empresarial é possível acompanhar de perto a evolução dos projetos e o desempenho de cada colaborador.

Além disso, com um controle de gestão eficiente, é possível acompanhar de perto todas as finanças da empresa, como fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber, impostos, e demais informações que levam a uma boa organização e seu devido planejamento.   

Nosso post foi útil? Ficou com alguma dúvida? Que tal compartilhar conosco sua opinião? Esperamos sua contribuição!

voltar